Translate

sábado, 28 de janeiro de 2017

A-M-O-R ?

Vamos falar um pouco de amor ? E por favor, desassocie que este amor que estou me referindo é apenas o amor romântico entre casais, mas falo aqui amor de forma geral.
Eu tenho muitas perguntas ainda sem resposta, e talvez possamos entender juntos...
Sabe, o amor me confunde. Me confunde porque causa luta entre quem eu sou e quem eu queria ser.
Vai de encontro a minha própria natureza, contraria as minhas próprias vontades. Pede que eu abra mão do meu orgulho, da minha vaidade, do meu eu. Exige vulnerabilidade. Que é exatamente tudo aquilo que não queremos ser.
Aprendemos, desde cedo, que ser vulnerável é ser fraco. É deixar a guarda aberta para que o outro tire vantagem.
Não nos foi ensinado que em nada perdemos em nos doar, em nos doar ao outro.
E como poderíamos definir o amor ? Quando poderíamos identificar que é amor, e não qualquer outro sentimento ? Poderia ser apenas afeto, carinho, apego ou até mesmo carência...
Talvez amor seja quando mesmo que você tenha todas as razoes para partir, você escolha ficar. Talvez amor seja quando você acredita que pode melhorar, pode mudar...
E eu não estou aqui dizendo que ninguém muda ninguém, porque sinceramente, não acredito nisso.
Eu acredito sim, que eu posso mudar POR você, e não que você me mude porque você me quer mas apenas de outra forma. A mudança ocorre apenas se eu mesma quiser, se partir de mim o desejo porque eu descobri a necessidade e desejei e trabalhei pela mudança.
Dizer apenas desculpe, várias e várias vezes pelos mesmos motivos, lamento dizer mas me parece ser mais hábito do que arrependimento de fato.
Quem se arrepende do que fez, muda de comportamento e atitude. Esse é o verdadeiro pedido de desculpas.

Mas por favor não confunda o amor, com idiotice. Não abuse-o só porque você acha que ele vai perdoar, ou porque você sabe que a pessoa mesmo depois de tudo, mesmo assim vai escolher ficar.
Também, não menospreze o amor do outro apenas porque ele não ama da mesma forma que você. Cada pessoa é um mundo e cada um tem sua própria medida. Talvez ela lhe ama com tudo que ela pode, mas ainda assim não seja suficiente para você.

“O amor tudo suporta”, mas será que suporta o tempo TODO ?
E quando estiver insustentável será que é um ato de amor também deixar partir ? Amor pela outra pessoa e amor próprio. Não vale apena machucar um ao outro apenas pelo hábito da companhia. Não desperte amor em quem você não pode suprir. Algumas portas foram feitas para nunca serem abertas.
E deixar ir, requer coragem. Coragem para enfrentar a ausência deixada pela outra pessoa. Diz o ditado que só damos valor ao que temos quando perdemos.

Finalmente, depois de tanto vaguear, chego a conclusão de que não sei muito sobre amor, e que talvez só se aprenda a amar, amando.

Então o próprio Amor me respondeu : O amor, sustenta todos os outros: alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Que é o Fruto do Espirito. (Gl 5:22)
Sem o amor, você jamais conseguiria ser paciente, ou bondoso. O amor transforma você, quando você age em beneficio de outros. Amor é verbo, é ação.
Precisa ser conjugado para ser visto e sentido.

Então a única pergunta que fica é: será que apenas o amor é suficiente ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário